terça-feira, 16 de agosto de 2016

Viagens no Tempo e Chrono Trigger - Parte 2



Uma ideia interessante e muito almejada:
O poder de mudar a História







Já discuti um pouco sobre viagens no tempo num post publicado neste blog à poucos dias e relacionei com o jogo Chrono Trigger, mas alguns amigos insistiram que fui muito superficial, em especial nosso caro Xeretinha (nick usado por ele num fórum onde o conheci) e de fato tenho que concordar que deixei de abordar muitos temas muito mais interessantes que os que abordei. Este post será melhor compreendido se vocês lerem o primeiro, neste link:




Resumo da história (vou cortar partes importantes da história como personagens e locais para o post não ficar muito extenso) :

Chrono Trigger começa numa vila no Reino Guardia em 1000 A.D. onde o personagem principal Chrono se esbarra em uma garota chamada Marle numa praça onde está acontecendo um festival em comemoração do início do milênio, a Feira do Milênio. Eles vão juntos até a atração principal da Feira que é a inauguração de mais uma invenção da genial inventora Lucca, uma máquina de teletransporte. A máquina funciona perfeitamente no Chrono e ele se teleporta de um lado para o outro. Mas quando a Marle decide se teleportar também ocorre um inesperado e ela atravessa uma espécie de portal e desaparece deixando apenas um pendante (colar/pingente/jóia).



Chrono decide ir atrás dela e pega o pendante e atravessa o portal, porém dessa vez ele carrega o pendante junto com ele. Após ele atravessar o portal ele percebe que está na Idade Média em 600 A. D., ou sej; ele voltou 400 anos no tempo. Depois de muita confusão ele descobre através da dedução de Lucca que Marle é filha do Rei Guardia de 1000 A.D., portanto ela é uma princesa; e mais ainda, monstros raptaram a tataravó de Marle e por este motivo ela havia sumido, então a missão era salvar essa tataravó de Marle para que ela voltasse a existir. Eles com ajuda de um amigo (Sapo) conseguem salvar a rainha e portanto a História.



  Depois de voltarem à 1000D.C. os três se envolvem em mais uma confusão que os força a entrar num portal desconhecido que estava no meio de uma floresta, que leva todos eles para 2300D.C., ondem encontram o mundo todo destruído, porém percebem que tudo ao redor era muito avançado, havia alta tecnologia naquele lugar. Neste mundo apocalíptico encontram um robô que os ajuda a sair daquela época, que havia sido destruída por uma criatura gigante (Lavos), mas ao tentarem atravessar o portal , os 4 vão parar num outro mundo onde havia um velho guardião que lhes disse que estavam no Fim dos Tempos (local onde o tempo acabou).



Eles percorreram muitos eras da História do Mundo até encontrarem uma forma de eliminar Lavos, e em cada viagem agregavam mais amigos na equipe e derrotavam mais inimigos. Foram para 65.000.000 B.C. e para 12000 B.C. e outras épocas através de uma máquina do tempo construída por um inventor de 2300 A.C. (Epoch era o nome da nave/máquina).
No final eles salvam o mundo e voltam para suas respectivas Eras, e em algumas histórias Chrono e Marle se casam.



Há muita coisa interessante à dizer sobre cada parte da história, de fato é de uma grandeza incomensurável a riqueza de detalhes e nuances por de trás deste jogo. Os aspectos mais marcantes são de fato as viagens no tempo e a discussão  tanto física quanto filosófica destas possibilidades que a Relatividade nos adianta, como já discuti no primeiro post sobre Chrono. Isso sem dizer na trilha sonora do jogo, é incrível, eu poderia criar mais 10 posts como este e não daria conta de fazer uma análise completa de todos os aspectos do jogo.

Há inúmeras pessoas ao redor do mundo que refizeram algumas músicas da trilha sonora do jogo e a personalizaram cada um à seu próprio gosto, um exemplo:

Então, partindo do conhecimento de que viagens no tempo de fato são possíveis podemos nos perguntar como.
Como? Como é possível? Por que ninguém fez ainda? Falta tecnologia, conhecimento, ou melhor; o que falta para que seja possível na vida real?

A resposta é condicional pois há várias formas de viajar no tempo. A mais fácil de entender é à altas velocidades próximas à da luz no vácuo, porém a energia necessária para fazer algum objeto com massa se acelerar até esta velocidade seria infinita pois juntamente com a dilatação do tempo ocorre a dilatação da massa deste objeto e portanto a energia cinética fica cada vez maior, indo à infinito quando atinge a velocidade da luz.
Neste caso o problema é apenas tecnológico, pois o problema recai sobre fazer uma nave se mover à frações da velocidade da luz, porém nunca igual à velocidade da luz.
Eu já projetei certa vez uma máquina com este propósito e em uma futuro post tornarei público o projeto, mas há outros projetos como por exemplo o Projeto Orion da NASA onde visava utilizar propulsão nuclear para atingir velocidades maiores, mas ainda assim estaria muito longe de atingir a velocidade da luz, porém havia potencial para atingir alguma fração desta.



Outro problema deste tipo de viagem no tempo devido a efeitos cinemáticos (efeitos de velocidade) é que só é possível viagens para o futuro.

Então ninguém fez ainda estes projetos darem certo por falta de tecnologia. Resumindo, para viajar para o futuro através de efeitos cinemáticos é necessário tecnologia, mas conhecimento teórico já se existe muito na área.

Existe outro tipo de efeito temporal causado por campos gravitacionais. Neste caso um forte campo gravitacional tem o mesmo efeito que uma nave à altas velocidades. Por exemplo, se colocarmos um relógio na superfície da Terra e outro na Lua o relógio Terrestre marcará o tempo mais lentamente que o relógio na Lua devido ao campo gravitacional da Terra ser mais intenso que o da Lua, mas os efeitos nesta ordem grandeza são insignificantes, porém próximo à uma estrela supermassiva ou à um buraco negro os efeitos são notáveis podendo fazer o relógio ficar 2,3,4... vezes mais lento dependendo da intensidade do campo.

A teoria da Relatividade Geral vai além, mostra que estes efeitos são devido a uma propriedade da gravidade que nada mais é que em resumidas palavras: geometria quadridimensional.
A gravitação é explicada como uma deformação em 4 dimensões, onde 3 são espaciais e a quarta é a dimensão tempo.

Veja um esquema que mostra 2 dimensões espaciais e uma temporal (ignora-se uma das dimensões espaciais) :



Nesta teoria há muitos problemas como por exemplos singularidades nuas (buracos negros com dimensão zero, ou seja, pontos com densidade infinita), e buracos de minhoca, que são exatamente pontes no espaço tempo entre dois pontos, uma espécie de espaço entre os espaço entre dois pontos do espaço (se você é normal deve ter se confundido um pouco nessa parte, mas é uma questão de prática) :



O Filme Interestelar fez uma simulação de como seria um buraco negro caso exista (nunca foi observado um até o momento) :



Na minha opinião esta é a melhor parte do filme.
E este buraco de minhoca admite viagens de ida e volta no tempo, o que eu diria que vem a calhar aqui na história de Chrono Trigger.

Se uma das “bocas” do buraco de minhoca estiverem no passado e outra no futuro, ao passar por uma você chega na outra exatamente na Era em que ela está. Se as condições gravitacionais e cinemáticas forem iguais nas duas bocas o tempo passa igual nas duas, portanto se passar 100 anos na boca que está no século XVII passará também 100 anos na boca que está no século XXI.
Então uma forma viável de voltar no tempo é achar um buraco de minhoca com uma das bocas no passado, agora o trabalho consiste em ter bons telescópios e uma maneira de chegar até um desses buracos de minhoca quando encontrado, o que significa que novamente caímos no problema tecnológico que ainda não temos.

No Chrono Trigger os portais são de fato buracos de minhoca, mas se lembrarmos da história veremos que no começo a máquina era um teleportador, o que me leva a próxima pergunta, é possível haver teletransporte?

A reposta é sim e já existe inclusive, mas o que é teleportado é informação. Existe um efeito quântico chamado emaranhamento, onde a informação pode ser transmitida instantaneamente de um ponto a outro no espaço (ou seja no mesmo instante de tempo a informação passa de um local para outro, ocupando neste instante os dois locais simultaneamente).



Uma máquina desta natureza pegaria a informação do arranjo estrutural de um corpo e mandaria para outra máquina que à partir destas informações reconstruiria o corpo, após acontecer isso a primeira máquina poderia desintegrar o corpo original, mas há muitos problemas associados à esta máquina e deixarei para comentar aqui no blog futuramente.

Na história também há o local chamado Fim dos Tempos, que seria um local onde o tempo acabou, isso é possível?
Muitos modelos cosmológicos que tentam explicar o início do nosso Universo levam em consideração o início do tempo e do espaço, e considerar que existe um lugar sem tempo ou um tempo sem lugar não faz sentido matematicamente em nenhum modelo cosmológico conhecido atualmente. Portanto esta parte do jogo é tão fantasiosa quanto os poderes mágicos que os nosso personagens adquirem ao longo da história (que rasurei para não ficar muito longa).



Vou finalizar a análise física por aqui.

Poderíamos entrar na discussão filosófica da ética envolvida entre os personagens, afinal de conta eles estavam salvando um mundo do qual eles não pertenciam, que era o futuro deles, afinal por que arriscar a vida para salvar um mundo que só irá existir 1300 anos no futuro?
Poderíamos discutir sobre a realidade, pois aqui muito do que descrevi é cientificamente correto, mas a história vai além da ciência, ela apresenta tecnologia e magia, apresenta monstros e humanos (duas espécies evoluídas) num mesmo planeta, portanto há princípios políticos por de trás do funcionamento destas sociedades, se eu fizesse tais discussões certamente iria fazer paralelos com o nosso mundo em que vivemos.

Porém vou aproveitar o pouco tempo que tenho para escrever aqui e fazer um último comentário sobre o jogo e discutir filosoficamente sobre os problemas temporais.

Quando você altera o passado o que implica que o seu presente (onde e quando você nasceu) vão ficar inalterados? Como saber se ao matar sua tataravó você deixa de existir?
Há muitas discussões assim, mesmo nos dias de hoje, um século após a Relatividade ser formulada, mas a verdade é que regras lógicas do tipo “Se o seu tataravô morrer antes de ter um filho, após ser visitado por um viajante do tempo, você não tem como existir” não valem na física moderna. As regras de causalidade da física clássica deixaram de existir e a Mecânica Quântica passou a ser a mais promissora proposta para compreender a Natureza derrubando todo o senso comum que a comunidade de filósofos e cientistas construíram ao longo destes séculos de ciência.
A verdade é que só saberemos a resposta para esta questão paradoxal quando observarmos se é de fato possível voltar no tempo, pois até o momento nenhum buraco de minhoca foi observado.


Curiosidade: Chrono morre em um dado momento da história e Marle com Lucca conseguem após algumas missões salvá-lo.



Espero ter agradado desta vez, principalmente os mais exigentes; com este post, e em breve postarei sobre os temas prometidos no meio deste texto.



Blog patrocinado por:
====================================================

Curso de desenho para todas as idades
Aprenda a desenhar como um verdadeiro artista!
Desenhe aquele seu personagem favorito!
Aprenda a fazer caricaturas e impressione seus amigos!
Acesse o Curso neste Link:



Dieta de 21 dias
Aprenda a emagrecer em apenas 21 dias !
Este desafio de 21 dias vai te fazer perder até 10 Kg!
Se você não está disposto(a) a ser desafiado(a),
nem perca seu tempo comprando este produto, então.
Acesse o Curso neste Link:

Promoção por tempo limitado !



====================================================


2 comentários:

  1. Realmente complementou bastante a primeira análise. Interestelar realmente é um ótimo filme, principalmente por essas cenas, é um filme de "semi-ficção", vamos dizer assim, deve ser por seus escritores terem a ajuda de físicos na produção do roteiro e etc. A parte que retrata o buraco negro também achei surpreendente.
    Sobre o teleporte, se me lembro, a teoria das cordas fala sobre isso, entrelaçamento quântico (corrija-me se estiver errado) se não me engano, é tema de um filme também de ficção, só que esse é bem mais ficção mesmo.
    Por último uma correção, no 2º parágrafo depois da trilha sonora, imagino que com "maio" você quis dizer "mais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe Vou arrumar o texto, achei os erros que você citou :)

      Que bom que gostou, fico muito feliz.

      Excluir