quinta-feira, 21 de julho de 2016

Tema: Como a diferente experiência, vivida por cada um, pode mudar a visão do mundo?

Filosofia

Tema: Como a diferente experiência, vivida por cada um, pode mudar a visão do mundo?


O mundo, em sua imensidão, apresenta uma forma de contemplação  diferente para cada membro da sociedade, ou seja, para cada um. Então, se cada um tem uma visão discrepante, como indagar a presença de todos nós em um mesmo mundo?  Existem pessoas que almejam a sua autoria de todo o pensamento verdadeiro, ou seja, têm a vontade de que os outros concordem de que ele, e somente ele, têm a verdade. Querem que, as demais pessoas, enxerguem o mundo da mesma maneira que foi-lhe apresentada outrora. Esses são denominados tiranos, e, de tirano em tirano, nascem as guerras. Guerras de perspectivas, guerras de percepção.
Ao observar, um fato hipotético, temos dois personagens: O Cristão e o Ateu. O Cristão, que foi submetido à crença desde que nasceu, vê, de forma dogmática, que Jesus é o único caminho para a salvação. Em meio a sua vida, houvera uma doença que se alastrou em seus pais. Eles não queriam procurar meios medicinais de se curar, e então, o que lhes era certo fazer era pedir a Deus que sua doença lhe fosse curada. E então, milagrosamente, a sua doença deixou de existir. Foi assim, que sua fé neste Deus, firmou-se, e hoje, sua vida é voltada a disseminar sua crença. Do outro lado da história, temos o ateu. No mesmo caso, foi submetido à crença Cristã desde que nasceu, porém uma experiência ocorrera e mudou a sua visão. Em meio sua infância, seus pais foram acometidos a uma doença e, do mesmo modo, não procuraram a medicina para que fossem curados e, sim, oravam ao seu Deus para que fossem curados. Porém, desta vez parece que o destino não era este, e seus pais acabam falecendo. Então, para aquele jovem menino, Deus não existia ou não podia fazer nada, se então existisse. A experiência, entristecedora, que houvera com sua família, trouxe uma visão totalmente diferente sobre a religião. Hoje então, depois do fato ocorrido, tornou-se físico, a modo de que, quer provar a inexistência de Deus para que, outras pessoas, não reproduzam o seu erro, se forem acometidas a mesma situação.
Quando observamos o mundo, muitas vezes, acabamos caindo na crença de o que vemos é o que é. O que vemos, na verdade, conta muito mais de nós do que do mundo. Basta utilizar o microscópio e uma mesa, e então, a mesa deixa de ser mesa. Afinal de contas, tudo o que eu percebo do mundo, no final, percebo em mim. A imagem, é luz. Luz que reflete um suposto mundo, que nunca teremos certeza se realmente existe, e assim, quando vemos, vamos descobrindo muito ao nosso respeito, por isso, o mundo, seja ele qual for, acaba sendo o nosso espelho. Se houvesse 50 sentidos ao invés de 5, o mundo seria completamente outro, e por isso, quando vemos o mundo, na verdade, vemos com o sentido que são os nossos, e por isso, acabamos aprendendo mais sobre a nossa capacidade de ver as coisas, do que sobre as coisas elas mesmas. O mundo é apenas um espelho, porque conta para nós coisas que, sem ele, jamais saberíamos. Quando olhamos o espelho, ele revela-nos a face. Sem ele não saberíamos as proporções de nós mesmos. Então, é importante entender que, a imagem percebida, age sobre nós e nos alegra e nos entristece e, da mesma maneira, a alegria e tristeza que sentimos, age sobre a imagem e a percepção e define o mundo que se apresenta diante de nós. A imagem faz oscilar experiência de vida e a experiência de vida faz oscilar a imagem. Os dois se interdependem, e assim, é claro, vamos vivendo alegrias e tristezas e fazendo correr imagens. Sempre pairará sobre nós a duvida: haverá algum mundo que percebemos ou toda percepção não passa de um delírio? Será mesmo que, o mundo, é um delírio só nosso e as outras pessoas meros personagens do nosso delírio? Ou será que as demais pessoas também deliram? E assim, continuamos vivendo a nossa singularidade, pois ninguém vê o que vemos, ninguém sente o que sentimos. E é assim, que a experiência de cada momento vivido por nós mesmos, afeta a constatação que é nossa, sobre o mundo. A dessemelhante forma de viver, observar e estar, mudará completamente o que pode ou não acontecer consigo mesmo e, acima de tudo, mudará sua visão de mundo.

Comentem, discutam e critiquem.

                                                                                                           Texto por: Nícolas Gütz Marques

sábado, 16 de julho de 2016

Viagens no Tempo e Chrono Trigger

Uma discussão sobre viagens no tempo e ficção






Com meus 13 para 14 anos, tive a oportunidade de jogar Chrono Trigger, um jogo que possui uma história muito original, porém o que me chamava atenção no jogo e me fazia continuar a jogar era um aspecto de sua história apenas, que era viagens no tempo. Naquela época eu lembro que estava começando a estudar física por mim mesmo, pois foi a época em que pela primeira vez tive internet em casa, e assim podia acessar informações que antes eram inacessíveis. E o assunto principal, que mais me atraía era Física, mais especificamente relatividade.

Personagens principais de Chrono Trigger

Era muito simples, tinha uma matemática acessível para mim, que na época estava começando a estudar Cálculo Diferencial e Integral. De fato a Teoria era tão bela e acessível que poderia ser ensinada à crianças do primário, conceitualmente pelo menos. Algo que muitos pensam até hoje ser possível apenas em filmes de ficção é a viagem no tempo, porém o que a Teoria da Relatividade nos diz é justamente que viagens no tempo são factíveis e ocorrem no nosso cotidiano inclusive.

Albert Einstein

O fundador da Relatividade Restrita foi Albert Einstein, em 1905. Ele chegou na conclusão de que o Tempo é relativo ao referencial que estamos usando (em movimento ou fixo com relação à algum observador) apenas com uma interpretação singular sobre o Experimento de Michelson e Morley, onde tentavam medir a velocidade da Luz com relação ao Éter e um pouco de raciocínio. Na época achavam que a Luz era uma onda, que além de ter natureza eletromagnética também necessitava de um meio para ser transmitida, e portanto este meio chamaram de Éter. Porém nunca conseguiram obter os resultados para provar o Éter e a luz sempre possuía a mesma velocidade, então Einstein concluiu que a Luz possui a mesma velocidade no vácuo, não importa a velocidade de sua fonte e/ou do observador. Também considerou que a luz não necessita de um meio para ser  transmitida, portanto a luz pode se mover no vácuo.
Tais apostas feitas por Albert Einstein foram certeiras, e sua interpretação do Experimento de Michelson e Morley vale até os dias atuais.
Veja o raciocínio usado por Einstein para a dilatação do tempo:


Perceba que o tempo passa de modo diferente para quem está parado (referencial A) e diferente para quem está em movimento (referencial  B).
Podemos notar então que um trem muito rápido (com velocidade próxima á da luz no vácuo) é além de um trem uma máquina do tempo, que leva seus passageiros para o futuro.

Isso é surpreendente, porém até aqui vocês poderiam imaginar que isto é apenas um resultado teórico que não foi testado, mas na verdade é uma teoria testada e comprovada.
Existem partículas que se formam na alta atmosfera, como por exemplos os Múons,  eles possuem um tempo de vida muito curto, da ordem de nano segundos até decaírem em outras partículas, e se considerarmos a distância de deveriam percorrer para chegar até o solo do planeta vemos que devido ao curto tempo de vida nunca chegariam ao solo. Mas por incrível que pareça, eles chegam ao solo!
Formação de Múons á partir de Raios cósmicos na Alta Atmosfera (Ionosfera)

Como os Múons  fazem isso?
A Resposta reside nesta teoria. Devido à alta velocidade dos Múons com relação à Terra, os efeitos relativísticos se tornam relevantes, de tal modo que para o múon passou nano segundos mas para nós aqui no solo, parados; passaram micro segundos (milhares de vezes o tempo de vida do Múon).
Outro exemplo é colocar um relógio atômico na Terra e outro em uma Estação Espacial em órbita na Terra, vemos que o tempo passa mais devagar no relógio que está em órbita devido à grande velocidades da Estação Espacial, que como sabemos é necessária para manter a órbita e naõ cair na Terra. São usados relógios com precisão atômica pois um relógio normal não pode atestar a teoria devido ao fato de a velocidade da Estação espacial ser muito menor que a da Luz, por este motivo os efeitos relativísticos não são tão expressivos como no caso do Múon.

Recomento também, para os fãs de ficção científica principalmente, o filme Interestelar. Neste filme os efeitos relativísticos são parte principal do filme, porém eles focam mais na dilatação do tempo devido á gravidade (que é resultado da extensão da relatividade especial, a famosa Relatividade Geral).

Filme Interestelar


Então, concluindo este post, sabemos que podemos afirmar: viagens no tempo são possíveis !
Minha opinião sobre os jogos é que são além de um ótimo passa-tempo e entretenimento uma grande ferramenta, que estimula a criatividade e em alguns casos tem o potencial de instigar o estudo profundo de conceitos teóricos e práticos como foi o meu caso.
Este post foi feito para introduzir a Relatividade neste Blog e também para criar um pouco de intuição nos leitores. Em posts futuros pretendo abordar com um pouco mais de rigor o tema e trazer mais aplicações.




Deixo aqui um link para quem quiser jogar Chrono Trigger online e outro link para baixar e jogar em Português:

Link para jogar online:
Para jogar em Português, faça download do emulador e da Rom (jogo).
Rom traduzida pela equipe CBT.
Emulador Zsnes, já incluído.

Blog patrocinado por:
====================================================

Curso de desenho para todas as idades
Aprenda a desenhar como um verdadeiro artista!
Desenhe aquele seu personagem favorito!
Aprenda a fazer caricaturas e impressione seus amigos!
Acesse o Curso neste Link:



Dieta de 21 dias
Aprenda a emagrecer em apenas 21 dias !
Este desafio de 21 dias vai te fazer perder até 10 Kg!
Se você não está disposto(a) a ser desafiado(a),
nem perca seu tempo comprando este produto, então.
Acesse o Curso neste Link:

Promoção por tempo limitado !


====================================================